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CONSULTE "AS LEIS DO FUTEBOL"
CONSULTE "AS LEIS DO FUTEBOL"

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É frequente,num jogo de futebol, os assistentes protestarem as decisões do árbitro!.
Muitas vezes têm razão!.  
Contudo, em outras ocasiões, protestam sem conhecimento absoluto das regras do jogo que estão aprovados pelas Entidades competentes.
Convém,pois, o adepto do futebol ler atentamente as citadas regras para engrandecer os seus conhecimentos e não protestar quando não tem razão para o fazer.
 
AS LEIS DO FUTEBOL
 
Click no Logo "acima" e veja as regras exemplificadas do Futebol
 

O Futebol possui 17 Leis, todas estabelecidas pela International Board.

Regra 1: Campo de jogo

Campo de jogo

O campo de jogo é retangular e seu comprimento lateral deve ser maior que o comprimento da linha de baliza. O terreno deve ser marcado por linhas. Estas linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam. As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de baliza. O terreno de jogo será dividido em dois meios campos por uma linha de meio campo que unirá os pontos médios das linhas laterais. Ao meio desta linha está um ponto que define o centro do campo. Este ponto é o centro do campo e tem um círculo com raio de 9,15 metros.

  • Comprimento: entre 90 e 120 metros
  • Largura: entre 45 e 90 metros

Todas as linhas deverão ter uma espessura de 12cm.

 

Área de grande penalidade
São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de baliza, a 16,5m do interior da cada poste da baliza. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distância de 16,5m e são unidas por uma linha paralela à linha da baliza. A área delimitada por estas linhas é a área de grande penalidade. Em cada área de grande penalidade será feito uma marca a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes. No exterior de cada área de grande penalidade traça-se um semicírculo com raio de 9,15 metros.
Balizas

As balizas estão ao centro de cada linha de baliza. A distância entre os postes é de 7,32 metros e a distância do solo ao travessão é de 2,44 metros. Os postes e o travessão são da mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros. E deverão ser de material aprovado. Principalmente não constituir perigo para os jogadores. As linhas de baliza terão as mesmas dimensões do poste e travessão. As redes das balizas devem estar fixadas e nao conter qualquer tipo de buraco, para além dos buracos normais das redes, desde que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro.

A bandeirola de canto deve ter no máximo 1,50 cm de altura e não ser pontiaguda.

 Regra 2: Bola

Bola de futebol

A bola de jogo deve:

  • Ser esférica;
  • Ser de couro ou outro material adequado;
  • Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
  • Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
  • Com pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.

Substituição da bola defeituosa: Se a bola rebentar ou se deformar no decorrer do jogo, deverá-se interromper o jogo, e só recomeça, com uma bola com as condições adequadas, por um lançamento ao solo no local em que se encontrava a primeira bola no momento em que se deteriorou, a não ser que o jogo tivesse sido interrompido dentro da área de baliza, sendo neste caso o lançamento de bola ao solo feito sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a bola original se encontrava quando o jogo foi interrompido. Se a bola rebentar ou se deformar quando não está em jogo antes da execução dum pontapé de saída, baliza, canto, livre, grande penalidade ou lançamento da linha lateral, o jogo começa em conformidade. A bola não pode ser substituída durante o jogo sem a autorização do árbitro. coco titicoco

Regra 3: O número de jogadores

A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro

Em competições oficiais organizadas pela FIFA, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores, exceto o goleiro. O regulamento da competição deve precisar o número de suplentes - entre três no minimo e sete no maximo - que é possivel designarem nessa qualidade. Em jogos de Selecções Nacionais "A" pode utilizar-se um maximo de seis suplentes. Nos restantes jogos é possivel utilizar um maior numero de suplentes desde que haja um acordo prévio entre as equipes envolvidas, quanto ao número máximo de substituições e o árbitro seja informado antes do início do jogo. Caso contrário, não são permitidas mais de seis substituições.

A substituição de jogadores só ocorre com a autorização do árbitro, e deve ocorrer fora do terreno de jogo, junto à linha do meio campo. O jogador substituto só pode entrar em campo, quando o substituído já tiver saído. Se a substituição ocorrer de forma irregular, o árbitro deverá paralisar a partida, ordenar a saída do jogador que entrou irregularmente e reiniciar o jogo com um pontapé de livre indireto. Considera-se substituição consumada no momento em que suplente entra em campo. O jogador substituído não pode voltar a jogar mais no jogo. Em qualquer jogo, os nomes dos suplentes deverã constar na ficha de jogo antes do início do jogo. Caso contrário, nao poderá participar, por não ter sido inscrito.

Os guarda-redes podem ser substituídos 1 vez e à 2ª vez entra um defesa com a ordem do árbitro.

Nota: Todos os suplentes estão sujeitos à autoridade e decisão do árbitro, quer sejam ou não chamados a jogar.

Lei 4: O equipamento dos jogadores

Os jogadores não podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias). O uniforme completo consiste de:

  • Camisa de mangas curtas ou compridas
  • Calções
  • Meias Compridas
  • Caneleiras (material adequado)
  • Chuteiras com cravo
  • Se o jogador quiser, pode colocar munhequeiras

A(s) cor(es) das camisas das duas equipas devem ser diferentes, para não confundir o público e nem a arbitragem. Cada guarda-redes deve usar um equipamento de cores que o distinga dos jogadores, do arbitro e dos arbitros assistentes.

Obs.: A cor da camisa do quarteto de arbitragem deve ser diferente das cores das camisas de ambos os times, e cada um com seu próprio número.

Lei 5: O árbitro

Cada partida será controlada por um árbitro,que terá a autoridade total para se fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.

O árbitro controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes. Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infrações às regras de jogo.

As decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo são definitivas. O árbitro poderá mudar sua decisão unicamente se perceber que sua decisão é incorreta ou, se o julgar necessário conforme indicação de outro membro do quarteto de arbitragem, sempre que ainda não tenha reiniciado a partida.

 Lei 6: Os árbitros assistentes

Deveres Serão designados dois árbitros assistentes, sempre submetido à decisão do árbitro o dever de indicar:

  • quando a bola sair completamente do campo de jogo
  • a que equipe pertence o arremesso lateral ou se é pontape de baliza ou de canto
  • quando deverá ser punido um jogador por estar em posição de fora-de-jogo
  • quando for solicitada uma substituição
  • quando ocorrer uma infração ou um incidente fora do campo visual do árbitro
  • quando forem cometidas infrações em que os arbitros assistentes estejam mais perto da acçao que o arbitro (isso inclui em certas circunstâncias, infrações cometidas dentro da área penal)
  • quando, nos pontapes de grande penalidade, o guarda-redes se adiantar além da linha de baliza antes de a bola ser chutada e se a bola ultrapassar a linha de baliza.

Assistência Os árbitros assistentes também ajudarão o árbitro a dirigir o jogo conforme as Regras. Particularmente, poderão entrar no campo de jogo para ajudar a controlara distância de 9,15m. Em caso de intervenção indevida ou conduta inapropriada de um árbitro assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um relatório às autoridades competentes.

 Regra 7: Duração da partida

A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O intervalo não deve exceder os 15 minutos. Um jogo interrompido definitivamente antes do seu termo deve ser repetido, salvo disposição contraria estipulada no regulamento da competição.

Regra 8: O início e o reinício do jogo

Para começar será lançada uma moeda e a equipe que ganhe começará dando uma direção ao jogo.O tiro inicial é uma forma de iniciar e reiniciar o jogo.Se caso acontecer alguma falta ou infração o arbitro deixará cair a bola no lugar onde em que se encontrava quando foi interrompida a partida e o jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar ao solo

Regra 9: A bola em jogo e fora de jogo

A bola está fora de jogo quando:

  • Tiver ultrapassado uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;completamente
  • O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.

A bola está em jogo quando:

  • Rebater nas traves,travessões ou nas bandeirinhas de canto;
  • Rebater no árbitro ou nos assistentes.

 Regra 10: O golo

  • Regra do golo fora de casa|Golos marcados "fora de casa";
  • Prolongamento (prorrogação);
  • Disputa de penaltis.

Regra 11: Fora de jogo

O fora-de-jogo é uma das maiores polémicas do futebol.

O fora de jogo ocorre quando um jogador da equipa que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária no momento em que seu companheiro lhe lança a bola. Não há fora de jogo:

  • Quando o jogador em posição irregular estiver na sua própria metade do campo;
  • Quando o jogador que recebe a bola encontra-se atrás da linha da bola;
  • Quando o jogador recebe a bola de um tiro de meta;
  • Em arremessos laterais;
  • Pontapés de canto;
  • Quando um jogador esta à frente da linha de marcaçao

Regra 12: Faltas e conduta irregular

Caso seja marcada a falta, as opções do árbitro são as seguintes:

Pontapé livre direto

Quando um jogador desferir um "carrinho" (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo gramado, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de machucar o adversário.

Penalty

Será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da grande área.

Pontapé livre indireto

É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do goleiro), tocar com a mão fora da área , entre outros.

Sanções disciplinares

Um jogador será punido com cartão amarelo se agredir um jogador da equipe adversária, discutir com algum membro do outro time ou com o árbitro. Se o mesmo jogador levar dois cartões amarelos na mesma partida, automaticamente levará um vermelho e será expulso do jogo; mas, se o árbitro achar necessário, poderá aplicar um cartão vermelho sem antes ter aplicado um cartão amarelo.

Regra 13: Pontapé livre

Pontapé livre (aqui: direto)

Regulamenta os tiros livres diretos e indiretos. O pontapé livre direto ocorre quando o jogador é autorizado a chutar para qualquer direção sem a ajuda de outro jogador. No caso do tiro livre indireto, é necessário que outro jogador toque na bola para que a esta seja considerada em jogo. Nos dois casos, a bola deve estar parada para que o juiz autorize a cobrança, os jogadores adversários devem estar a, no mínimo, 9,15m da bola e a cobrança deve ser feita no local onde a infração ocorreu. ressaltando que, no tiro livre direto o batedor escolhe a barreira ou não no tempo regulamentar de 5 segundos, caso não seja feita a cobrança dentro desse tempo, será obrigatoriamente colocada a barreira no espaço de 9,15m pelo arbitro.

Regra 14: A Grande Penalidade

Pênalti

Um penály é assinalado quando ocorre uma infração dentro da grande área. A bola deve estar parada na sua posição, localizada a 11m da baliza, e o jogador deve estar sobre ou atrás da linha da baliza.

Regra 15: O lançamento lateral

Lançamento lateral

O lançamento lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um gol não pode ser marcado direto de um arremesso lateral. No momento do lançamento, o jogador deve estar de frente para o campo, com os dois pés sobre a linha lateral ou sobre o terreno exterior a esta linha e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.

Regra 16: O Pontapé de Baliza

Pontapé de baliza

O pontapé de baliza é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.


Um gol pode ser marcado diretamente a partir de um pontapé de baliza, mas apenas contra o lado do adversário (ou seja, um golo contra não pode ser marcado).

Regra 17: O Pontapé de Canto

 

Jogador apontando um pontapé de canto

O pontapé de canto é um dos métodos para recomeçar o jogo. Um canto é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa defensora, sem que um golo tenha sido marcado .

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