A indisciplina no futebol
É cada vez mais premente, que os organismos reguladores do futebol, tomem as devidas decisões, no sentido de erradicar a indisciplina continuada, dos jogadores de futebol profissional.
É do conhecimento geral que, em quase todos os Clubes do Mundo, existem jogadores indisciplinados.
Mas afinal… O que é um jogador indisciplinado?
Jogador indisciplinado, é aquele que procura o seu adversário para o agredir com pontapés, com palavras ou gestos; que não chega à hora marcada aos treinos ou às concentrações, que chega aos treinos ou concentrações embriagado ou sob o efeito de droga, etc.
Para além do mais, não respeita a camisola que tem vestida, não respeita os companheiros, não respeita o treinador, nem tampouco os dirigentes do Clube que o contratou, tudo isto de uma forma reincidente.
Se levarmos em conta que alguns jogadores de futebol são contratados por 2/3/4 e, até cinco temporadas, e que alguns enveredam por esse caminho, cumprindo castigo atrás de castigo e até multas pecuniárias, prejudicando o seu Clube em milhares de euros.
Nestes casos qual deveria ser a decisão mais acertada do Clube que lhe paga?
Penso que seria a rescisão do contrato!.
Mas será que o Clube que o contratou pode rescindir esse contrato, alegando justa causa?.
Sinceramente não sei!.
Sei apenas que existe o Tribunal Arbitral do Desporto que costuma resolver estes casos, muitas vezes, dando razão ao jogador indisciplinado.
O adepto normal não gosta dos jogadores indisciplinados do seu Clube ou dos Clubes adversários.
Gosta de jogo limpo e viril, da luta corpo a corpo, ombro contra ombro, às vezes com faltas involuntárias que não se podem evitar.
Mas se um jogador que controla a bola em situação de privilegio e, um adversário que foi ultrapassado por ele, resolve dar-lhe um pontapé numa das pernas, já me dirão o que merece.
Acontece que se o árbitro resolve cumprir os regulamentos e expulsa do terreno de jogo esse jogador...”Concluindo que houve agressão”. Recebe insultos de todo o tipo.
Cartão vermelho direto
O que é lamentável porque denota uma falta de conhecimento das leis do jogo.
Será que algum Clube do Mundo, onde há jogadores indisciplinados, treinadores indisciplinados, directores indisciplinados e corruptos, ganhou algum troféu?.
Que bonito é assistir a um jogo de futebol e, verificar que todos os intervenientes são cumpridores das regras deste emocionante jogo que arrasta multidões.
Infelizmente, é muito raro acontecer!.
Aqui fica um reparo que os dirigentes desportivos deveriam tomar em conta e, não consentirem, nos seus Clubes, este género de jogadores que atrofiam o futebol, com a consequente falta de adeptos nos estádios.
Sabemos que há pessoas para todos os gostos e que alguns vão preparados de casa, não para ver futebol, mas sim, para fazerem desacatos e assistir, muitas vezes, a cenas de pugilato ou agressões de qualquer tipo.
Leão 5000