Criar uma Loja Virtual Grátis
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUNDAÇÃO DO CLUBE
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL - FUNDAÇÃO DO CLUBE

O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902.  

Por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Gavazzo.

Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios fundadores criaram o Campo Grande Football Clube.

Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação.

Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros.

Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman, que tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta.

José Alvalade

“Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”.

Esta frase pertence ao Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman.

Visconde de Alvalade


Fundação do Sporting Clube de Portugal


Os terrenos disponibilizados estavam situados nas zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa.

Os dez sócios fundadores foram:

1- José Alvalade

2- José Maria Gavazzo,

3- Frederico Seguro Ferreira,

4- Alfredo Augusto das Neves Holtreman,

5- Fernando Soares Cardoso Barbosa,

6- José Stromp,

7- Henrique Almeida Leite Júnior,

8- João H. Scarlett,

9- Francisco Quintela Mendonça

10- Alfredo Botelho.


Realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objectivo de eleger a direcção.

Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direcção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protector" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube.

Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa".

A primeira direcção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite.

A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal.

Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting.

Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correcta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inactividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



ONLINE
1





Partilhe esta Página